Sabemos a importância que esses profissionais têm no dia a dia do Brasil, pois são responsáveis por 62% de todas as cargas movimentadas no território brasileiro. Além da responsabilidade, estão sujeitos à condições extremas como longas jornadas de trabalho, cumprimento de prazos curtos, distância de seus familiares, riscos de se acidentar, entre outros.
É por isso que concordamos que devemos comemorar o Dia do Caminhoneiro em todas as datas possíveis, como uma forma de dar visibilidade aos motoristas e apoiá-los na luta contra condições não ideais de trabalho.
A data em si é um assunto que sempre gera confusão e por isso vamos desvendar os motivos por trás de cada data! Existem três datas comemorativas para o Dia do Caminhoneiro: 30 de junho, 25 de julho e 16 de setembro.
30 de junho
Nessa data, a comemoração é realizada apenas na região do estado de São Paulo e foi oficializada através da lei nº 5.487, em 1986 pelo governador de São Paulo, Francisco Montoro.
25 de julho
O dia 25 de julho foi uma escolha popular para conceder homenagem aos caminhoneiros, pois é a data comemorativa do Dia de São Cristóvão, que é comumente conhecido como o padroeiro dos motoristas em geral, sejam eles de carro, moto, caminhão, barco, avião, etc.
16 de setembro
Já nesta data, é comemorada a nível nacional, porque foi oficialmente decretada através da lei n° 11.927, em 2009 pelo ex-vice-presidente do Brasil, José Alencar Gomes da Silva.
Você já sabia que o Dia do Caminhoneiro era comemorado em três datas diferentes? O que achou das curiosidades sobre essa profissão? Deixe sua opinião nos comentários e não esqueça de compartilhar com os seus amigos e familiares!